O início do eSocial para a SST estava previsto para 08 de junho de 2021, porém precisou ser adiado até que a Versão S-1.0 do eSocial esteja pronta.

Conforme publicação no site do Governo, em 08 de junho de 2021, esta mudança ocorreu em função da necessidade de reprogramar a Versão S-1.0 de acordo com ajustes no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) pela Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social).

A informação referente ao novo cronograma eSocial SST será divulgado, em breve, por meio de Portaria.

Início do eSocial para a SST deve se manter para 2021

O Auditor Fiscal do Trabalho, José Alberto Maia, informou que devido ao imprevisto com a Versão S-1.0, o envio dos dados referente a SST para o eSocial precisou ser adiado, visto que os Eventos de SST só poderão ser enviados nesta versão. A expectativa é que o início do eSocial para a SST se mantenha ainda dentro de 2021, visto que a entrada só depende da nova data do início da implantação da Versão S-1.0 que, em breve, também será informada pelo Governo.

Os eventos que compõem a área de SST são: S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho, S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador e S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho – Fatores de Risco. As três tabelas geram informações dos trabalhadores na execução de suas atividades laborais.